Release
TONINHO HORTA
Toninho Horta – compositor, cantor e instrumentista – nasceu em berço musical. Seu avô materno, João Horta, era maestro e deixou sua marca como compositor de música sacra e popular em algumas cidades mineiras. Além disso, Toninho teve em sua formação autodidata forte influência da mãe e de seu irmão mais velho, o baixista Paulo Horta. Este liderou, nos anos 50, o Jazz Fã Clube – grupo de seletos músicos mineiros que difundiam o melhor do jazz em Belo Horizonte. Assim , Toninho sugava tudo o que podia para o seu conhecimento musical, iniciado precocemente aos dez anos.
Músico profissional já aos dezesseis, incentivado pelo irmão, Toninho começou a tocar na noite belo-horizontina. Nessa mesma época conheceu Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges, que mais tarde iniciaram parcerias musicais, culminando no movimento que marcou a história da MPB nos anos 70 – o Clube da Esquina.
Após sua transferência para o Rio de Janeiro, no final dos anos 60, Toninho projetou-se para o mercado nacional. Nos anos seguintes, entre Minas Gerais e o Rio, trabalhou em centenas de gravações, ao lado de muitos artistas consagrados. Dentre tantos, Gal Costa, Nana Caymmi e Elis Regina.
Já nos anos 90, radicado em Nova Iorque , o músico consolidou sua arte no exterior. A partir daí, seguiu viajando ininterruptamente para o Japão, Coréia e vários países na Europa, onde tocou com grandes nomes internacionais. O virtuosismo de sua guitarra deu-lhe o prêmio de 5º melhor guitarrista do mundo pela revista londrina Melody Maker, em 1977, e o 7º melhor, em 1988, consagrando-o como um dos mais admirados músicos dos últimos tempos.
A versatilidade com o violão e a guitarra, o vocal e os arranjos originais fazem deste músico um mestre do bom gosto. Com uma concepção sofisticada, “ele é um dos músicos mais inspirados do mundo no que diz respeito à melodia e harmonia”, como sublinha o guitarrista americano Pat Metheny. Além de tal reconhecimento pela crítica mundial e por músicos de toda parte do planeta, Toninho leva na bagagem 25 cds lançados de sua autoria, contando alguns com relançamentos.
Paralelamente à sua carreira artístico-musical, Toninho empreendeu, em 2000, seu próprio selo – Minas Records. Neste já figuram em catálogo seis de seus cds, os quais anteriormente só haviam sido lançados no exterior. Segue, neste projeto, a edição brasileira do restante de sua obra musical.
Um inusitado encontro com George Benson, em 2005, rendeu a Toninho Horta a direção musical de um cd com o instrumentista norte-americano, no Brasil. O músico mineiro, além da responsabilidade da direção, produção e arranjos musicais, também participa ao violão. Ainda em 2005, teve seu nome incluído numa compilação da Sony/BMG americana dos 74 guitarristas mais importantes dos últimos 100 anos do Blues ao Jazz no mundo.
Neste mesmo ano, Toninho Horta recebeu mais um reconhecimento em sua brilhante carreira, com a indicação à 6ª edição do prêmio Grammy Latino. Com o álbum Toninho Horta com o Pé no Forró, o músico mineiro concorreu na categoria melhor álbum de música popular brasileira ao lado de outros grandes artistas da nossa música.
Afora tantos projetos, Toninho prepara o Livrão da Música Brasileira, que será um marco histórico para os apreciadores, pesquisadores e profissionais de música. Trata-se de uma compilação cronológica de 700 partituras, cifras, letras, além de informações sobre as principais composições que marcaram a história da música nacional nos últimos 100 anos.
Em janeiro de 2009, Toninho Horta foi contemplado pelo Projeto Pixinguinha da FUNARTE, com uma premiação de gravação de CD autoral e o show de lançamento em três cidades de Minas Gerais.
O CD “Harmonia e Vozes” foi lançado pelo selo Minas Records em 2010 e seu repertório inclui canções inéditas com as participações de intérpretes consagrados da música brasileira, Seu Jorge, Sergio Mendes, Djavan, Erasmo Carlos entre outros. Este ano o CD “Harmonia e Vozes” foi indicado ao Grammy Latino como “Melhor Álbum de MPB”.
Dia 28, Segunda às 19h30 – Fórum
Lançamento de CD e Livro
Toninho Horta
A Fnac e a gravadora Minas Records convidam o bate-papo musical com o compositor, cantor e instrumentista mineiro Toninho Horta. Parceiro de Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges, o artista fez parte do Clube da Esquina, movimento que marcou a história da MPB nos anos 70. Consolidando sua carreira no Brasil e no Exterior, em 2005, teve seu nome incluído numa compilação da Sony/BMG americana dos 74 guitarristas mais importantes dos últimos 100 anos do Blues ao Jazz no mundo. Apresentando o mais recente CD “Toninho Horta - Harmonia e Vozes”, o artista mostra toda versatilidade com o violão e a guitarra, o vocal e os arranjos originais que fazem dele um mestre do bom gosto. Seguido de Sessão de Autógrafos do CD.
Sobre Toninho Horta: http://www.myspace.com/toninhohorta
O novo CD "Harmonia & Vozes", de Toninho Horta, bem como o DVD "Ton de Minas", podem ser adquiridos diretamente da produção dele, a Terra dos Pássaros Produções Ltda., via e-mail terrap2007@gmail.com, ou, vendas@toninhohorta.com.br, ou ainda,terradospassaros@toninhohorta.com.br, falar com Perla Horta. [tel. (31) 3463-6374 ].
Mas, no RJ e no Brasil, você pode adquirir o CD na Livraria Cultura. Lá tem a resenha do CD para você publicar. No site da Livraria Cultura você pode escutar as faixas do CD tb: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=15014215&sid=015820016132130215571581&k5=2E821576&uid=
EVENTO COM ENTRADA FRANCA
Fórum Fnac Porto Alegre
Av. Diário de Noticias, 300 – Loja 1121 – BarraShoppingSul
E-mail: comunicacao.ljportoalegre@fnac.com.br
Fone: 51 3396 2000
--
Terra dos Pássaros Produções Ltda
Rua do Ouro, nº 304, sala 1- Bairro Serra
Cep: 30210-590 - BH / MG
+ 55 31 3463.6374/2552-6374
terrap2007@gmail.com
www.toninhohorta.com.br
www.twitter.com/toninhorta